Sábado, 7 de Maio de 2011

3 perguntas a ElBaradei

É a favor da intervenção da Nato na Líbia?

 

O que pensa dos festejos nos USA após a notícia da morte de Bin Laden, não parecem similares aos dos radicais anti-americanos quando há atentados?

 

Qual tem sido o papel das mulheres na primavera Árabe e qual o seu papel em termos políticos no Egipto?

 

"A intervenção da NATO na Líbia decorre de uma decisão do conselho de segurança das Nações Unidas para tentar colocar um fim a uma violência extrema. O massacre que está a ser exercido legitima essa intervenção e penso que os países Àrabes deviam ter estado envolvidos neste processo desde o seu ínicio porque o massacre de cidadãos que lutam pela sua dignidade e pela sua liberdade é algo que não pode continuar.

Se for necessário uma intervenção terrestre, se for essa a única garantia que a violência vai ter um ponto final então que se faça, agora para mim a vida humana é o que mais me preocupa. A meu ver cada vez mais vamos assistir a civis apanhados no fogo cruzado ao longo destes processos de democratização. Será um dos grandes desafios que teremos de enfrentar de futuro.

 

Em relação às celebrações da morte de Bin Laden...bom temos de compreender o enorme trauma que o terrorismo causou nos USA, no entanto penso que não é um momento de celebrar mas sim de reflectir. Não apoio de modo algum a Al-Qaeda nem o terrorismo apenas considero que é necessária alguma sobriedade neste momento.

 

Quanto à última pergunta sobre a participação das mulheres posso-lhe dizer que as mulheres têm tido uma enorme participação em todo este processo no Egipto, considero que a sua participação tem sido essencial e deve continuar a sê-lo.

Quero contribuir para que as mulheres ganhem poder na sociedade egípcia, não só na política mas em todas as vertentes da sociedade agora obviamente que ainda há um longo caminho a percorrer mas contribuirei para que esse caminho seja feito."

 

Quem é ElBaradei?

publicado por Francisco da Silva às 02:44
link do post | comentar | favorito

.autores

.pesquisar

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Ainda há esperança?

. Da vergonha alheia

. Vamos a Belém - 25 de Mai...

. Carta a Amélia

. Demissão já

. O PS tem problemas em faz...

. Hasta Siempre Comandante

.tags

. todas as tags

.subscrever feeds